terça-feira, 19 de maio de 2009

Características do Alumínio

Peso: O alumínio tem uma densidade de 2,7 g/cm3, aproximadamente um terço da densidade do aço.
Resistência:
As ligas de alumínio têm normalmente uma resistência à tracção de 70 a 700 Mpa(Mega Pacal -70 kgf/cm2).
Expansão linear:
Em comparação com outros metais, o alumínio tem um coeficiente de expansão linear relativamente elevado (24 x 10-6 ºC-1).
Condutividade: O alumínio é um excelente condutor de calor e de electricidade, materiais que possuem uma alta condutividade térmica são resistores térmicos pobres - ou seja, isolantes ruins. Por outro lado, materiais com pequena condutividade térmica possuem grande resistência térmica - são bons isolantes 4,9 ´ 10-2 (kcal/s)/ (oC m).
Resistência à corrosão:
O alumínio reage com o oxigénio do ar formando uma película de óxido extremamente fina. Apesar de ter uma espessura de apenas alguns centésimos de µm (1 µm é um milésimo de milímetro), esta película é densa e proporciona uma excelente protecção contra a corrosão. Em caso de ficar deteriorada, a película regenera-se a si mesma.
Maleabilidade:
A maleabilidade superior do alumínio é essencial para a "extrusão". Com o metal quente ou frio, esta característica é também explorada na laminagem de bandas e chapas, bem como no encurvamento e noutras operações de moldagem.
extrusão é um processo de produção de componentes mecânicos de forma semi-contínua onde o material é forçado através de uma matriz adquirindo assim a forma pré determinada pelo projetista da peça.
Maquinagem: O alumínio é trabalhado com facilidade utilizando a maior parte dos métodos de maquinagem – fresagem, perfuração, corte, punçoamento e encurvamento.
O afluxo de energia durante a maquinagem é baixo. O alumínio é fácil de maquinar mediante a utilização da maioria dos métodos de maquinagem.

referências:http://www.intexalu.com/pt/Common-information-for-all-Sapa-sites/Sections-in-top-of-all-pages/Aluminio--o-metal-verde/Caracteristicas-do-aluminio/ | http://pt.wikipedia.org | http://www.if.ufrj.br/teaching/fis2/calor/conducao.html | http://www.df.fct.unl.pt/arquivo/4975_TP7_-_Exp_linear.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário